quarta-feira, 24 de junho de 2009

A Morte da escritora Guiomar Rocha Rinaldi

São Paulo,31 março de 1970

Faleceu no ultimo dia 25 de janeiro a escritora e educadora Guiomar Rocha Rinaldi.
O pendor para as letras e para o magistério,que constituía nessa figura de mulher e mestra , uma herança trazida de berço. De tradicional família paulista, nascida e educada na capital, era prima do acadêmico Ibraim Nobre e sobrinha do eminente professor e historiador Tomás Galhado,que mereceu ser citado por Ruy Barbosa em sua redação do Código Civil Brasileiro.
Menina ainda, Guiomar já exercitava com convicção na fascinante arte de escrever. O ingresso no magistério primário quando tinha apenas dezesseis anos e já era diplomata, orientou-a decisivamente para o campo da literatura didática e educativa.
Muitos de seus livros ainda são considerados pequenos clássicos de nossa literatura infanto-juvenil e fazem parte das bibliotecas de inúmeras escolas e colégios em todo o país.

Nascida em 4 de setembro de 1886. Guiomar Rocha Rinaldi faleceu aos oitenta e quatro anos de idade.
Suas obras __que foram a leitura escolar quase obrigatória de mais de uma geração de brasileiros, continuam a ser procurados e recomendados por professores e educadores de todo o Brasil e figuram ao lado das obras de nossos melhores mestres no gênero, entre os quais o próprio Monteiro Lobato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário